O período de muito trabalho e estresse durante a campanha eleitoral passou, mas é importante saber que o marketing não termina com o fim das eleições. O Marketing Político é um trabalho que deve acompanhar o político durante todo o seu mandato. É dessa forma que se constrói uma imagem forte do candidato para que ele consiga cativar os eleitores.

Políticos não podem sumir depois das eleições, esse comportamento é um erro que pode comprometer a imagem durante o mandato. Estabelecer vínculos com o eleitorado e manter-se ativo nas mídias sociais precisa ser algo rotineiro nas demandas do dia-a-dia da equipe.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te auxiliar durante esse processo e a inserir essas tarefas de Marketing Político na rotina do gabinete.

Mantenha-se ativo nas redes sociais

Abandonar as redes sociais logo depois de assumir um cargo político não é a melhor escolha a se fazer. Por isso, sempre recomendamos que o político tenha pelo menos um assessor voltado só para a comunicação. Manter-se próximo e interagir com os eleitores é fundamental para construir uma boa imagem do político.

Há diversas formas de interagir com o seu público. Responder os comentários e mensagens no Facebook, Twitter e Instagram é uma delas. Outra opção muito dinâmica é realizar transmissões ao vivo para responder perguntas e conversar com os cidadãos.

Esteja em diferentes redes sociais

Atualmente há diversas redes sociais disponíveis. Estar presente em diferentes tipos ajuda o político a alcançar outros públicos e apresentar conteúdos distintos. Vale lembrar que não é preciso estar em todas as redes sociais. Ter contas nas principais redes e mantê-las atualizadas é muito bom para a construção do seu mandato.

A vantagem de estar em diferentes mídias sociais é poder utilizar diversos formatos para interagir com o público. E lembre-se, nem todas as mensagens e interações devem ser realizadas da mesma forma. Assim, cada mídia social precisa oferecer diversas formas de comunicação com o eleitor. Atente-se ao tipo e formato antes de produzir os conteúdos!

Use softwares auxiliares

Um gabinete possui muitas tarefas que precisam ser feitas para que o mandato seja bom. Para o Marketing Político ser feito da forma adequada, é necessário contar com alguns softwares. Com tanta demanda diferente, um software político pode ser o que falta para que o político consiga aplicar um marketing eficiente em sua totalidade.

Utilizar esse tipo de ferramenta irá auxiliar o trabalho da equipe na definição do público do político, comunicação interpessoal com os eleitores, estratégias, agilidade nas solicitações do povo e andamento das atividades do gabinete.

Assim, para que a equipe consiga gerenciar todo o fluxo de demandas, é interessante contar com softwares auxiliares nos quais o político possa jogar toda essa informação e entender plenamente as reclamações e necessidades dos cidadãos, saber como lidar com elas e construir um mandato mais eficiente.